14 maio, 2020

Entrevista à Consultora de Imagem Cátia Barge

"A moda sempre me acompanhou"



O que a levou a escolher a área de Consultoria de Imagem?

A moda sempre me acompanhou. Sempre me interessei por programas de moda, comprava revistas e seguia as semanas de moda na televisão. Numa altura em que profissionalmente não estava satisfeita, decidi tirar o curso de Consultora de Moda.


Qual é a importância de uma Consultora de Imagem no mundo de hoje?

Infelizmente em Portugal a procura não é assim tão grande! Querem os nossos serviços apenas para grandes eventos ( festas de Televisão, galas e pouco mais). A visão e conhecimento de uma consultora pode mudar por completo a vida de uma pessoa - e esse é sem dúvida o grande objectivo do nosso trabalho!

O que mais gostou ao longo da sua formação?

Confesso que gostei de tudo! Estava tão entusiasmada com o curso que para mim foi tudo fantástico. E foi um curso muito prático, quer nas aulas quer os trabalhos que tínhamos de fazer. Mas o que me marcou de forma mais intensa foi a aula de personal shopper.

Qual é a importância de sabermos qual é o nosso estilo? O que um estilo adequado pode garantir?

O nosso estilo é uma coisa muito pessoal, que nos define e mostra, num primeiro contacto, quem somos. Nem todos conseguem reconhecer qual o estilo que os define, sentem-se bem com esta e aquela peça e vão-se guiando por isso - nunca saem deste registo: por conforto, por medo de arriscar, por preguiça ( sim! existem muitas pessoas preguiçosas no que toca à moda) Por isso, mais do que ter um estilo ( e podemos ter vários) é perceber como é o nosso corpo e a partir daí conseguimos fazer muitas coisas.

Como é que vê a evolução na forma de vestir das pessoas?

Todos temos uma maneira de vestir que nos identifica, ao longo dos anos vai sofrendo alterações devido aos contactos e experiências que vamos tendo e que nos levam a ter uma visão diferente das coisas. Isso aconteceu comigo e acontece com cerca de 90% das pessoas. Hoje em dia com a Era Instragram temos acesso a muito informação, todos os dias somos bombardeados com imagens que nos marcam. E essa mudança é saudável e tem de acontecer - porque os gostos mudam, vamos amadurecendo, porque mudamos de país e cultura... existem muitos fatores que nos levam a evoluir na moda.

Que tipo de pessoa procura o serviço de consultoria de imagem?

Mulheres que perderem peso e não sabem como vestir o “novo corpo” e jovens que de alguma forma querem experimentar algo novo - porque estão cansadas do seu visual e sentem necessidade de mudar.


Fonte: Cátia Barge | Sugestão da consultora de imagem

Quando se muda a forma de vestir da pessoa, consegue identificar de uma forma geral qual é o ciclo de amadurecimento da imagem pessoal?

A mudança de visual é um processo gradual. Um dia não chega para assimilar toda a informação e adaptarem-se ao seu novo visual. Mantemos contacto com a cliente após a consultoria, ela vai fazendo questões e tira dúvidas, envia imagens de peças que viu e sempre que necessário procuram-nos novamente. Mas sim, é giro ver a adaptação por parte delas e ver as diferenças desde o início.

Qual é o maior erro que as pessoas cometem ao vestir-se?

Consigo identificar dois que são bastante comuns: quando querem seguir tendências mas aquela peça nada tem a ver com o seu estilo ( pessoal ou profissional) e quando usam uma peça que deveria ser o número abaixo ou acima daquele que está a usar. As proporções também são um problema bastante comum.

Como e o que veste influencia o seu humor?

Eu acho que é mais o contrário. O nosso humor é que influencia a forma como nos vestimos. Se estamos mais down certamente que o look irá ser mais monocromático e em tons mais escuros, se estamos felizes e bem dispostos vamos querer usar cor, padrões, brincar com os acessórios!



Fonte: Cátia Barge | A consultora de imagem

Qual é a importância das cores?

A cor na moda é muito importante, ou seja, é importante sabermos que cores nos favorecem mais, daí existir um serviço que é o Teste das Cores. Mas também é importante ter este conhecimento das cores para criar looks mais interessantes e vibrantes visualmente ou então ficarmos por um look monocromático, possivelmente para uma situação profissional que requer alguma harmonia e minimalismo.

As pessoas vestem-se melhor quando gostam de se ver no espelho?

Eu diria que sim, apesar que muitas pessoas não têm noção do seu corpo e de que forma é que poderiam tirar partido dele.

Dicas para facilitar na hora de escolher o outfit?

Depende da ocasião, existem vários truques pequeninos que nos podem ajudar nesses momentos. Por exemplo, quando criamos um look que gostamos e nos fica bem podemos tirar uma foto e guardar no telemóvel, fazer isso com 3 ou 4 looks, naqueles dias que acordamos sem inspiração, vamos ao nosso “álbum” e é escolher um daqueles looks que resultou super bem!

O que a deixa mais feliz nesta profissão?

Sem dúvida a felicidade das clientes quando se veem ao espelho depois de uma mudança de visual! Perceber que estão muito mais confiantes e seguras de si, não há nada melhor que esse momento.


Fonte: Cátia Barge | Uma das sugestões da consultora de imagem

Tem alguma paixão para além desta?

Teatro! Sou atriz profissional de teatro, embora já não exerça à muitos anos. Mas é sem dúvida, a minha grande paixão.

Um plano para um futuro próximo?

Gosto muito de viver a pensar no hoje. Não faço grande planos, tudo na minha vida foi acontecendo de forma natural e nada planeado, as coisas foram surgindo. E agora com esta situação tudo está mais incerto ainda.

Por: Luana Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ads Top